terça-feira, 3 de março de 2009

16º Dia - 14/2 - Arequipa - Peru

É só pisar num terminal rodoviário que começa a gritaria: TACNA TACNA TACNA CHOCLO CON QUESO TACNA TACNA!



Neste caso, chegamos em Arica às 7h e o destino era cruzar a fronteira, indo à Tacna-Peru, e depois Arequipa.



Ligamo o modo "desconfie de tudo e de todos" e saímos da enrascada de 18 mil pesos à Arequipa para 4 mil :)



obs: Ônibus fora do terminal por 1,5 mil + Tacna-Arequipa por 2,5 mil (equivalente).



Chegamos à terra do Sol. Já devem ter percebido que eu sou fascinada pelo Sol e toda sua energia, né? Imaginem o que é estar num país onde até a moeda chama-se SOL! UAAAAA!



Cambiamos 1 dólar por 3,2 soles. E 1 sol é mais ou menos 0,8 reais. Ou seja, estamos em casa.

Chegamos em Arequipa às 16h (já me perdi nos fusos... mas acho que são 2h a menos que o Brasil).

O hostel, Mollendo, foi 50 soles nós dois com banheiro privado!

A cidade é encantadora! Me conquistou. Tem uma praça grande, com catedral, cercada por arcos, bancos, fonte no centro, luzes e os enfeites do Dia de San Valentin, traduzindo, Dia dos Namorados!

Só no Brasil que 12 de junho é o dia dos namorados. São Valentin era um bispo cristão que casava os casais apaixonados em segredo, pois o imperador (em 270 dC) havia proíbido o casamento alegando que soldados solteiros eram mais focados e dedicados.

Dia 14 de fevereiro foi o dia em que São Valentin foi assassinado. Séculos depois, a Igreja ressucita essa história e estabelece que esse dia é o dia dos amantes (para acabar com os ritos de adoração ao deus do amor).

Já no Brasil, 14 de fevereiro é muito perto do carnaval e as pessoas estão sem dinheiro. Maio, dia das mães. Agosto, dia dos pais. Outubro, dia das crianças. Dezembro, natal.

É, sobrou tentar Junho pro dia dos namorados e ver se cola. E não é que deu certo? Esse é o segundo dia de maior faturamento das lojas, precedido apenas pelo dia do nascimento de Cristo, claro, em que as lojas de bebês devem lucrar horrores......... Viva o capitalismo e todo o seu simbolismo!

Enfim... trocamos bolos e frapês para comemorar e ainda ganhei uma rosa e um balão!

ps: Vamos acordar às 2h da manhã para fazer o passeio do Cañon del Colca, maior cânion do mundo ($: 70 soles por pessoa com café da manhã, traslado e guia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário